CESG - Centro de Ensino de São Gotardo

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
Principal Docentes Currículo Projeto pedagógico Projeto fim de curso
 
Página Inicial >> Curso >> Mercado de Trabalho
Mercado de Trabalho

A necessidade dos conhecimentos e técnicas da Engenharia de Produção tem feiro com  que o mercado de trabalho procure e valorize os profissionais egressos desta área. Em 1993 existiam 17 curso de graduação no país, atualmente são oferecidos 90 cursos de graduação em Engenharia de produção com eventuais ênfases distintas.

            A Folha de São Paulo (09/12/97) considerou a Engenharia de Produção como sendo “O Todo Poderoso dos Cursos”. No mesmo jornal (22/02/98), foi realizada uma pesquisa de oferta de emprego e a Engenharia de Produção liderava o ranking seguida por outros cursos, a saber: Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Administração de Empresas e Propaganda/marketing, etc..
            No  Ranking da Playboy (Setembro de 1998) foi colocado: “O mercado é promissor para quem estuda Engenharia de Produção. Graças à formação abrangente, que inclui conhecimentos de economia, gerência de produção e organização empresarial, o engenheiro de produção é muito valorizado no mercado financeiro e nos setores bancário e industrial”.

 

Perfil do Egresso

            A indústria brasileira está passando por grandes transformações tecnológicas, culturais, éticas e de conceitos de produtividade, para tornar-se competitiva e concorrer no mercado interno e mundial, cada vez mais exigentes quanto a qualidade, diversidade e custo dos produtos. Senso assim, o egresso do Curso de Engenharia de Produção deve ser  capaz de mobilizar recursos e adaptá-los, de forma que seja possível agir e decidir corretamente, com segurança e rapidez, respondendo às contingências profissionais.

            Formar a pessoa tem sido um grande desafio humano, pois se de um lado existe a necessidade de assimilação dos avanços científicos da humanidade, de outro, existe a necessidade de compatibilizar tais avanços com códigos de ética e uma nova formação humanista. A engenharia demanda este tipo de transformação, ou seja, não investir apenas na formação técnica do egresso, mas buscar uma formação mais plural, capaz de agir junto às outras especialidades. A partir deste contexto, deverão ser habilidades do egresso do Curso de Produção:

      Raciocínio espacial lógico e matemático;
      Conhecimento de língua estrangeira;
      Conhecimento da legislação pertinente;
      Domínio dos instrumentos de busca de informações;
      Saber estimar dados, com base na física do problema e com noção de ordem de grandeza;
      Ler e interpretar desenhos, gráficos e imagens;
      Capacidade de se expressar com clareza, precisão e objetividade;
      Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares e exercer liderança;
      Conhecimento de meios e técnicas de informática;
      Conhecimento de metodologias e técnicas de pesquisa.
            A partir dos conteúdos ministrados nas disciplinas e das habilidades desenvolvidas ao longo do curso, o egresso deverá ter competências para:

      Desenvolver eficientemente atividades ligadas ao projeto, à operação e à gestão de sistemas de produção para a geração de produtos ou serviços, atentando às exigências de sustentabilidade e qualidade;

      Estudar, criar, analisar e avaliar a organização espacial de homens, máquinas e equipamentos, a fim de planejar, executar, controlar e avaliar os processos produtivos, dentro de conceitos globais de produtividade, qualidade e custos;

      Utilizar ferramental estatístico e matemático para a modelagem de sistemas produtivos;

      Executar atividades tecnológicas que produzam mudanças qualitativas na sociedade e no meio ambiente, dentro de padrões éticos e morais;

      Planejar, realizar análise custo/benefício e tomar decisões, considerado o contexto social, ético, ambiental, político e cultural no qual esteja envolvido;
      Selecionar materiais, métodos e processos, levando em consideração aspectos éticos, sociais e ambientais;
      Fazer uso apropriado de novas tecnologias, colocando-as a serviço das demandas das empresas e da sociedade;

      Assimilar e aplicar novos conhecimentos;
CESG - Centro de Ensino de São Gotardo - Minas Gerias - Brasil - Todos os direitos reservados