CESG - Centro de Ensino de São Gotardo

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
Principal Docentes Currículo Projeto pedagógico Projeto fim de curso
 
Página Inicial >> Concepção, Finalidades e Objetivos
Concepção, Finalidades e Objetivos

Autorização de  Funcionamento – Portaria 577/2000 - MEC

            Devido à intensificação do processo de industrialização, as empresas vêm exigindo profissionais mais competentes e capazes de promoverem a integração entre mercado, produto e processo. Tornou-se imperativo o uso de sistemas e métodos de tomada de decisão nos planos estratégico e operacional das empresas. Produzir é mais que simplesmente utilizar conhecimento científico e tecnológico, é necessário equacionar fatores de naturezas diversas, atentando aos critérios de qualidade e produtividade. Para que os setores produtivos sejam competitivos é necessário prever e avaliar demandas, selecionar conhecimento científico e tecnológico, projetando produtos e processos de qualidade, ou melhorando suas características e funcionalidade.

            No mundo capitalista, a concorrência dita os procedimentos de conduta das empresas no mercado consumidor, seja esse mercado interno ou externo. Neste contexto, os profissionais da área de produção, no desempenho de suas atividades, vêm se defrontando com novas exigências dos mercados consumidores devido ao efeito da globalização e à maior exigência dos clientes quanto a qualidade, os custos e os prazos de entrega dos produtos e serviços. Para atender a essas exigências, os atuais e futuros profissionais da área de produção precisam criar um ambiente de trabalho onde a melhoria e o desempenho das atividades produtivas sejam contínuos.

            Sendo assim, o mercado industrial e financeiro exige profissionais capazes de atuar de forma competente em áreas ligadas ao processo produtivo, objeto da Engenharia da Produção como: Gerência da Produção, Engenharia do Produto, Ergonomia e Segurança do Trabalho, Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental, Gestão da Inovação Tecnológica, Estratégias de Manufatura, Sistemas de Informação e Engenharia Econômica. A partir de definições do International Institute of Industrial Engineering - IIIE e da Associação Brasileira de Engenharia de Produção - ABEPRO, a Engenharia de Produção é definida como:

            “Compete à Engenharia de Produção o projeto, a operação, a melhoria e a  manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, juntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia.”
            Dentro deste contexto, ou seja, procurando suprir o mercado de trabalho de profissionais capazes de vencer os desafios presentes e futuros dos setores produtivos, foi criado o Curso de Engenharia de Produção da CESG, cuja missão é formar engenheiros de alto nível técnico e metodológico, capazes de intervir eficientemente na concepção, escolha, fabricação, otimização e exploração de sistemas produtivos diversos.

            Num mundo com recursos naturais finitos e demanda de energia em crescimento, o desenvolvimento de técnicas para o projeto eficiente e de custo competitivo de sistemas produtivos é um dos mais importantes desafios que a engenharia enfrenta. Neste sentido, a tarefa educacional a ser realizada pelo Curso de Engenharia de Produção deve considerar, inicialmente, as particularidades do momento vivido pelo país, que sugere alimentar o desenvolvimento industrial e financeiro através de uma elite intelectual capaz de resolver os problemas de forma competente e ética.
CESG - Centro de Ensino de São Gotardo - Minas Gerias - Brasil - Todos os direitos reservados